resenha o monge e o executivo
Referência
HUNTER, J. C. Como se tornar um líder servidor,Os princípios de liderança de o monge e o executivo. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. 136 p.
Credenciais do autor
James C. Hunter é consultor-chefe da J. D Associados, uma empresa de consultoria na área de RH e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência. Hunter desenvolveu uma carreira como instrutor e palestrante. Seu primeiro livro publicado no Brasil, O monge e o executivo, virou uma espécie de Bíblia para o mundo corporativo.
Resumo da obra
Hunter nesta obra conta a história de um executivo.
A obra é dividida em sete capítulos. No capítulo 1, As definições, Hunter aborda as definições diariamente. Onde a vida nos apresenta o dia-a-dia das situações, nas quais temos que definir e decidir ações, para decidir é necessário ter em mente que é importante tratar os outros seres humanos exatamente como gostaríamos que eles nos tratassem. O processo de decidir é fundamental para termos a humildade de admitir que não sabemos tudo e sempre temos a aprender um com o outro, independentemente do nível sócio-cultural, juntos somos mais sábios do que cada um sozinho. E para isso é necessário saber ouvir, ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. No capítulo 2, O velho paradigma, Hunter apresenta o modelo de liderança. Hunter conta a história de Mostra que não são os bens materiais que nos trazem alegria na vida. Fala que os maiores prazeres da vida são totalmente livres. Pensa no amor, no casamento, na família, nos amigos, filhos, netos, no nascer e pôr-do-sol, nas noites de lua, nas estrelas brilhando, nas criancças, nos dons do tato, gosto, olfato, audição, visão, na boa saúde, nas flores, lagos, nuvens, sexo, na capacidade de fazer escolhas e na própria vida, em praticamente tudo no que convivemos todos os dias. Em alguns casos tenhamos que quebrar velhos paradigmas. Porém há necessidade de se entender o que é paradigma.