Resenha o Inferno
Referências Biográficas: Patrícia Melo nasceu no dia 02 de outubro de 1962 na cidade de Assis, São Paulo. Conhecida pelos seus livros dedicados à analisar a mente de criminosos, escritora de literatura policial brasileira, ganho em 2001 o Prêmio Jabuti de Literatura pela sua obra Inferno. Fez também peças de teatro como exemplo: A caixa. Na televisão possuiu minisséries. Fora conhecida no cinema também.
Algumas de suas obras são: Livros ( Inferno; Escrevendo no escuro; O matador; Valsa negra). Filme (Traição; Bufo & Spallanzani). Minisséries( Colônia Cecilia; A Banqueira do Povo).
Resumo: O livro é divido em capítulos e nos conta a historia de José Luis Reis, o Reizinho, um adolescente pobre que vivia na favela do Berimbau no Rio de Janeiro e que começou a trabalhar no trafico de drogas primeiramente como olheiro da turma do traficante Miltão, e que depois se tornou dono do morro.
Reizinho morava com a mãe Alzira que era empregada domestica na casa de Dona Juliana, uma mulher que possuía dinheiro e que passava horas pensando em emagrecer e em seu personal e amante Fernando. Alzira possuía orgulho da filha Carolaine que estudava e ainda ajudava com a limpeza da casa, ate que um dia a filha apareceu grávida de um homem casado, o que foi uma decepção enorme para a mãe que a partir de então deixou de se orgulhar de Carolaine. Alzira possuía desgosto de José Luis pelo fato dele participar do trafico, não ir a escola e sempre perguntar do pai, o menino sempre levava surras da mãe e na maioria das vezes era protegido por Suzana, sua vizinha, namorada de Miltão e que depois se tornou mulher do dono do morro dos Marrecos que é pai de Marta, menina na qual Reizinho se apaixonou em um baile que fora com seu grande amigo Fake.
O sonho de José Luis era conhecer o pai, o menino passava horas fantasiando um pai perfeito que lhe enchia de presentes e passeios, porém quando Reizinho o conheceu se decepcionou, pois era um