Resenha o desafio da gerencia intermediaria
Através da leitura deste artigo pude compreender que os gerentes de nível intermediário atuam como “sinapses” no cérebro da empresa, facilitando a ligação entre operacional e a gerência. A alta gerência dificilmente se envolve nas operações do dia – a – dia, por isso é de suma importância o gerente intermediário, pois serve como um tradutor intérprete.
Conhecer melhor as competências de uma empresa pode trazer muitos benefícios, pois quando os gerentes tem a mesma visão que a sua empresa tem, eles tendem a ser mais coerentes nas decisões voltadas ao desenvolvimento das competências. No geral as empresas que se preocupam em fazer as avaliações de suas competências terão informações importantes para auxiliar as tomadas de decisões estratégicas.
As competências andam lado a lado com o conhecimento e as habilidades. Na avaliação do valor das competências, os gerentes apresentam interesses em determinar até que ponto elas poderão criar vantagem competitiva sustentável. Existem alguns aspectos como caráter tácito, a robustez, a fixação e o consenso que podem auxiliar a determinar o valor de uma competência.
O caráter tácito é uma competência individual, ou seja, é aquilo que eu construo dentro de mim. Um dos benefícios desta competência é que ela é muito importante para a vantagem competitiva, pois são específicos e dificultam que os concorrentes copiem.
Na robustez a sua principal característica é a influencia de uma competência as mudanças. Na avaliação deste aspecto vai de robusto à vulnerável, ou seja, na competência vulnerável tendem a desvalorização em situações que fogem do controle da organização. A fixação de uma competência entende a oportunidade de ser transferida para outra empresa, portanto as competências podem estar relacionadas ao conhecimento e as habilidades dos funcionários “top´s”.
No