Artigo bolores e leveduras
Centro Universitário Univates
Resumo: Neste relatório iremos analisar um óleo de soja bruto, seus constituintes, seus parâmetros, metodologia de análise e resultados. Atualmente a soja está em evidência devido à discussão sobre a utilização da soja transgênica que ainda gera muita controvérsia em torno da sua utilização. A soja apresenta-se como uma importante fonte de proteína, suas sementes contêm cerca de 40% de proteína, enquanto a carne de vaca e do peixe fornece apenas 18%. Além de ser muito utilizado na alimentação humana e na fabricação de produtos alimentícios, o Óleo de Soja tem várias outras aplicações dentre as quais podemos citar: cosmética, farmacêutica, alimentícia, veterinária, ração animal, industrial na produção de vernizes, tintas, plásticos, lubrificantes entre outros.
INTRODUÇÃO O óleo de soja é extraído da semente de soja e é utilizado como fonte de alimento e com as novas tecnologias também pode ser usada como biocombustível. A soja (Glycine hispida) pertence à família das leguminosas, plantas cuja semente encontra-se dentro de vagens. A soja é originária da China e do Japão e conhecida há mais de cinco mil anos. Foi introduzida na Europa no século XVIII. No Brasil sua introdução data do final do século XIX, no estado da Bahia. Ainda hoje podemos descobrir novas utilizações para a soja, como a utilização da isoflavona na prevenção de doenças cardiovasculares. A soja e seus subprodutos também têm enorme importância para a balança comercial brasileira. O Óleo de Soja tem uma utilização alimentícia bastante diversificada: óleo de cozinha, tempero de saladas, produção de margarinas, gordura vegetal, maionese, entre outras. A vantagem do óleo de soja em relação a outros óleos deve-se ao seu baixo preço aliado à sua excelente qualidade.
METODOLOGIA
Pesou-se 25g de óleo de soja (bruto) em um saco de stomacher, em seguida colocou-se em banho maria por 15 minutos. Colocou-se