Resenha "O Corte"
(Couperet, Le, 2005)
O filme retrata a história de Bruno Davert, um executivo que trabalhou cerca de 15 anos para um fabricante de papel, até ser demitido, durante um processo de fusão, o que desestabiliza totalmente sua vida. Passando-se cerca de dois anos, em uma contínua rotina de entrega de currículos e sucessivas entrevistas frustradas, a situação torna-se cada vez mais assustadora quando sua família passa a ser sustentada pela esposa, que se divide em dois empregos.
Totalmente desesperado e fascinado por uma vaga em uma conceituada empresa no ramo de papel, ele traça uma estratégia para ganhar a disputa no tão concorrido mercado de trabalho, para tanto ele registra uma caixa-postal e coloca um anúncio no jornal com a finalidade de conhecer seus concorrentes. Após receber dezenas de currículos ele analisa um a um, avalia suas forças e fraquezas, e seleciona os candidatos que tem qualificações iguais ou superiores ao seu. A ideia é eliminar cada um de seus concorrentes como se estivesse em uma guerra pela sobrevivência, sendo assim ele recorre aos guardados de seu pai, que lutou na II Guerra Mundial, onde encontra uma arma que o ajudará a matar cada um de seus “inimigos”, o que faz dele um assassino em série. Como em qualquer plano estratégico ele passa por diversas dificuldades para coloca-lo em prática.
Eliminados os concorrentes, é necessário disponibilizar a vaga, atualmente ocupada por Raymond Machefer, o qual também é eliminado após as diversas trapalhadas de Bruno.
A partir deste momento só resta aguardar ser convocado pela empresa, para a vaga que tanto almeja, o que tão logo ocorre, dando a ele a vitória esperada.
DISCIPLINA: Psicologia nas Organizações
PROFESSORA: Elizabeth Saraiva
ALUNA: Vanessa do Nascimento Leroy
MATRÍCULA: 2012.02.100287
CAMPUS: Recreio