teoria estruturalista
A função da organização, do ponto de vista tradicional, é baseada nas hipóteses correspondentes relativas ao homem. Assim, do ponto de vista tradicional, a finalidade da organização é a execução de suas metas e objetivos. Como Simon demonstrou, a percepção pela administração do problema e da finalidade da tarefa formará base para o tipo de estrutura da organização que é usado, como uma configuração da organização formal. Enquanto essa abordagem tradicionalista for útil, ela tende a obscurecer as finalidades intrínsecas da organização, defendida pelos humanistas.
Na estrutura dos conhecimentos sobre organizações já desenvolvidos por outros autores houve nova tentativa de classificação de organização segundo sua tipologia, obtendo-se classificação diferente daquela definida por Etzioni. Esses autores utilizaram para essa classificação o critério de quem é o beneficiado pelo produto final, obtendo-se quatro tipos diferentes: associação de benefícios mútuos, firmas comerciais, organização de serviços e organizações para o bem-estar público.
Para o entendimento dessas categorias de organizações houve necessidade de estudar as relações entre os membros das organizações e seus clientes, resultando daí as descobertas sobre os possíveis conflitos cliente/organização. Esses autores afirmam que todas as organizações, seja qual for o grupo de interesses, devem servir,