Resenha-O caso dos exploradores de caverna
“O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS” – Lon L. Fuller
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Português Forense das Faculdades Integradas de Itararé do curso de Direito. Professor Dirceu José Mendes
ITARARÉ
2014
1-Resumo- “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA” - Lon L. Fuller
Os cincos integrantes de uma organização amadorística de exploradores de cavernas ficam presos ao fazerem uma escavação após ocorrer um desmoronamento.
No momento em que eles estavam sendo procurados por operários, acontece outros deslizamentos e dez operários morrem soterrados.
Quando ficaram sem mantimentos fizeram um sorteio entre si sugerido por Roger Whetmore,que era: quem perdesse na sorte, entre os cincos, teria sua vida tirada para servir de alimento, para garantir a sobrevivência dos demais. Roger Whetemore acabou sendo o escolhido, sua carne serviu de alimento para seus companheiros que sobreviveram e foram salvos no 3Oº dia depois do início do resgate.
Após o resgate os sobreviventes foram a julgamento, onde eles foram processados e condenados a morte pela forca, pelo assassinato de Roger. Os acusados recorrem da decisão. Foram julgados então por mais quatro juízes, que expuseram seus argumentos, Foster é a favor da absolvição dos réus baseando-se numa posição jus naturalista; Handy ficou do lado da Opinião pública, que era a também a absolvição; Keen os condenou; Tatting se recusou a participar da decisão do caso. A suprema corte, estando igualmente dividida, a convicção e sentença do Tribunal de apelações foi confirmada. Os acusados foram enforcados até a morte.
2- Concluo que os réus deveriam ser considerados inocentes, pois o ato foi um acordo dentro da caverna entre eles, para salvar as quatros pessoas, foi um ato bem frio, mas levando em