O caso dos exploradores de caverna resenha
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DO DIREITO
Emmanuel Neto Farias Silva
Alcio Hugo Gomes Mota
RESENHA: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Santarém / PA
2011
Emmanuel Neto Farias Silva
Alcio Hugo Gomes Mota
RESENHA: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução a Ciência do Direito, no Curso de Formação Interdisciplinar, na Universidade Federal do Oeste do Pará.
Profª. Msc. Ana Maria Sarmento.
Santarém / PA
2011
FULLER, Lon. O Caso dos Exploradores de Cavernas. Tradução de Plauto Faraco de Azevedo. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1993.
Emmanuel Neto Farias Silva¹ Alcio Hugo Gomes Mota
Lon Fuller Luvois nasceu em 15 de junho de 1902 e faleceu no dia 08 de abril de 1978, foiprofessor de Direito na Universidade de Harvard por muitos anos, e é reconhecido na lei americana por suas contribuições para a lei de contratos. Adepto ao Jusnaturalismo, seu debate com H.L.A.Hart na Harvard Law Review (Vol. 71) foi muito importante para o enquadramento do conflito moderno entre positivismo jurídico e direito natural.
O caso dos exploradores de cavernas, narra a história fictícia de cinco espeleólogos, quedurante uma expedição no ano de 4299 ficaram presos dentro de uma caverna após um grande desmoronamento de terra, e em decorrência de grandes blocos pedras que caíram bloqueando a única entrada da caverna. Como os exploradores não voltaram para casa dentro do prazo normal, os seus familiares avisaram a Sociedade Espeleológica que prontamente encaminhou uma equipe de resgate ao local.
Após vários dias sem alimento e água, o desespero pela sobrevivência chega a seu ponto