Resenha O buraco branco no tempo
Curso de Educação Física
Pesquisa e Prática Pedagógica I
Professor Dr. Ricardo Figueiredo Pinto
Rafael Rodrigues Dantas
Resenha sobre o Documentário: O Buraco Branco no Tempo
Belém, 8 de Maio de 2015
1. Introdução
Nesta resenha, falarei sobre um documentário em vídeo, que foi baseado no Livro de Peter Russel “O buraco Branco no Tempo”. Este tem como função principal a conscientização do telespectador diante da atual situação do planeta Terra e dos seres que nele habitam.
Situando o sol, o universo, o nosso planeta e as criaturas que existem e existiram nele, o autor destaca a raça humana, que tem sido responsável pelas maiores mudanças que esse planeta já presenciou. Estas, que tem trazido grandes vantagens, ao mesmo tempo aproximam o planeta e a própria humanidade de um risco que põe fim a sua própria existência.
Russel afirma que além da evolução material e externa, a raça humana precisa passar urgentemente por uma evolução da consciência, que por si só já traria um avanço muito mais significativo e duradouro que os demais.
2. Desenvolvimento
Primeiramente, o autor situa a humanidade em relação ao tempo e ao espaço. Afirma que, diante do universo, os seres humanos não seriam nada. Porém, em relação ao nosso planeta, mesmo estando a pouco tempo nele, a humanidade foi capaz de transformá-lo mais que os demais habitantes, que por sua vez, viveram nele tempo significativamente maior do que a essa espécie.
Das ferramentas rústicas às mais complexas, os seres humanos foram desenvolvendo suas técnicas, trazendo avanços nas mais diversas áreas. Tais avanços trouxeram comodidade e praticidade, acelerando exponencialmente a velocidade de processamento de informações, que por sua vez, vem afetando a rapidez que com esse avanço se dá. Isso influencia diretamente o comportamento das pessoas, que precisam se adaptar a toda essa situação.
Além do mais, ao mesmo tempo que traz progresso, todo esse quadro encaminha a