Avódezanove
AvóDezaNove e o
Segredo do soviético
[pic]
Estudou em Luanda e concluiu licenciatura em sociologia em Lisboa. Possui experiência na área do teatro e da pintura.
Em 2000, obtém o segundo lugar no concurso literário António Jacinto realizado em Angola, e publica o primeiro livro, Actu Sanguíneu.
Depois de estudar por seis meses em Nova Iorque na Universidade de Columbia, filma com Kiluanje Liberdade o documentário Oxalá cresçam pitangas - histórias da Luanda.
Suas obras foram traduzidas para diversas línguas, entre elas: francês, inglês, alemão, italiano, espanhol e chinês.
Foi laureado pelo Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco em 2007, pelo seu livro Os da Minha Rua. Recebeu, na Etiópia, o prêmio Grinzane por melhor escritor africano de 2008.
Em Outubro de 2010 ganhou, no Brasil, o Prêmio Jabuti, na categoria Juvenil, com o romance AvóDezanove e o Segredo do Soviético. O Jabuti é um dos mais importantes prêmios literários brasileiros atribuídos em 21 categorias.
Atualmente, mora no Brasil, no Rio de Janeiro.
SUMÁRIO
Resenha páginas 7 a 15 4
Resenha páginas 16 a 71 5
Resenha páginas 72 a 97 6
Resenha páginas 98 a 177 8
Capítulo 1
Em um bairro comum de Luanda, capital de Angola, houve várias explosões, todas muito coloridas, como todo mundo nunca havia visto. Isso aconteceu na PraiaDoBispo, onde morava a AvóAgnette junto com a AvóCatarina. Fora de casa o neto das duas brincava nas ruas poeirentas do bairro junto com seus amigos PI e Charlita. PI, na verdade, chamava se Pinduca e era chamado assim por todos do bairro, até que um dia o maluco EspumaDoMar falou que PI era igual a 3,14, e assim ficou conhecido.
Na rua onde AvóAgnette morava, havia um posto de gasolina onde o camarada VendedorDeGasolina ficava dormindo, pois nunca havia gasolina na bomba, e só acordava quando os soviéticos saía da construção de um Mausoléu. O Mausoléu era uma construção feita para guardar o corpo do