Resenha do livro memorias, sonhos e reflexões
Disciplina: Psicologia da Personalidade II
Aluno (a): Daniele
Série: 3º Período: 5º Sala: 44 Turma: Noturno
Trabalho: Resenha do Livro Memórias, Sonhos, Reflexões.
Guarulhos, 2012
Resenha – Memórias, Sonhos e Reflexões
O livro Memórias, Sonhos e Reflexões apresenta a autobiografia de Carl Jung descrito por Aniela Jaffé e falado por Jung, criador da psicologia analítica, obra essa que só foi publicada depois de sua morte a pedido do próprio Jung. Esse livro irá revelar sua trajetória psíquica, sua evolução psicológica, é como se deparar com uma espécie de revelação de sua esfera íntima.
Jung nasceu em 26 de julho de 1875, em Kesswil, na Suiça. Era o único filho de um ministro de uma igreja evangélica reformada. A Família estava mergulhada na religião. Jung tinha oito tios na igreja, além do avô materno. Os primeiros lugares que Jung passou foram igrejas e cemitérios. Ele chegou a ouvir seu pai falar de um Jesus, e aquilo era algo especialmente perigoso. Quando criança Jung disse – Este Jesus não deve ser confiável ele toma as pessoas para ele e as coloca num buraco! Jung dizia que sua vida intelectual começou com um sonho, aos três anos de idade. Nesse sonho, ele caiu num buraco no chão. O buraco dava numa sala imensa, com um tapete vermelho e um trono dourado no qual um ser estranho estava sentado. O ser era grande como um tronco de arvore, mas carnudo. Logo depois Jung ouviu a mãe dizer que aquele ser era um devorador de homens foi ai que Jung acordou aterrorizado.
Décadas mais tarde, Jung se deparou com uma referência ao canibalismo no simbolismo da missa. Foi a partir daí que a imagem do devorador de homens fez sentido para ele. Ele percebeu que o sombrio Senhor Jesus, o Jesuíta e o falo eram idênticos. Eles eram representados como uma força criativa sombria da natureza, o que passou a ser o tema central de investigação de Jung por toda sua vida. Aos 11 anos Jung assinalou um período muito importante da vida dele