Resenha Democracia, direitos humanos e globalização.
1. Introdução a Democracia
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa “povo”, e “kratos”, “autoridade”. “É o governo do povo, para o povo, pelo povo”. “Governo do povo” quer dizer governo com um sentido popular; “para o povo” significa que o objetivo é o bem do povo; “pelo povo” quer dizer realizado pelo próprio povo. Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos). A democracia como forma de governo consiste na democracia política e a democracia como ideia pode ser caracterizada de forma genérica como um modo de vida - social ou moral.
A democracia se opõe à ditadura e ao totalitarismo e reúne princípios e práticas que protegem a liberdade do ser-humano. Abordagem procura agregar o conceito democracia política e democracia social; ou seja, reúnem as liberdades civis, a separação e o controle sobre os poderes, a alternância e a transparência no poder, a igualdade jurídica e a busca da igualdade social, a exigência da participação popular na esfera pública, a solidariedade, o respeito à diversidade e a tolerância.
Ela é um dos componentes da interação social que transforma o Estado de Direito no interesse dos dominados, compensando a desigualdade social com os direitos morais e é entendida como a busca da liberdade está apoiada na responsabilidade dos cidadãos. Da responsabilidade sobre os atos políticos nasce a representatividade. Os cidadãos devem reconhecer seus interesses nos atos do governo ou este será estranho e artificial à sociedade.
Assim a democracia centra na expansão da esfera pública e na construção de um novo pacto de poder, entre sociedade civil e agentes políticos.
2. Direitos Humanos e Igualdade
Todos os seres humanos nascem com direitos inalienáveis. Estes direitos capacitam as pessoas a buscarem uma vida digna, sendo assim, nenhum governo pode conferi-los mas todos os governos devem protegê-los. A