Resenha a publicidade é um cadaver que nos sorri
A PUBLICIDADE É UM CADÁVER QUE NOS SORRI
O livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, foi escrito pelo Oliviero Toscani (1942), um fotógrafo Italiano, que fez parte das campanhas da United Colors Of Bennetton durante muitos anos, e revolucionou as ideias sobre publicidade utilizando da sua criatividade e seu senso critico na década de 90.
Seu livro com 10 capitulos conta com uma linguagem simples mostrando a sua percepção sobre a publicidade, sobre suas experiências.
Começa dizendo o lado perfeito da publicidade e depois fala com seu lado irônico, criticando-a afirmando que realizam crimes contra a população, com a falta de criatividade, racismo e persuasao.Mostrando que a publicidade gerava crimes quando fazia propagandas “mentirosas” em que colocavam modelos em anúncios de produtos de beleza, que não precisava de produto algum e que aquele produto não resolveria os problemas das pessoas. As campanhas de Benetton causava forte impacto em toda população, suas fotos revelavam a realidade como ele é sem textos enormes, com apenas foto e descriçao, conseguiam atingir seus objetivos e transmitir a mensagem.
Sempre esteve em seus anúncios temas como: Guerra, AIDS, Racismo e Religião. Entre as mais famosas inclui um homem morrendo de AIDS,a campanha contra o racismo que mostra três corações com as palavras white(branco), black (preto) e yellow (amarelo), mostrando que todos são iguais.
Com toda a sua criatividade, ganhou também muitas criticas, pois para algumas pessoas era um desastre o que ele fazia, elas não aceitavam suas campanhas fortes, e com isso a Benetton realizava coletivas de imprensas para ouvir as criticas e o autor se explicar.
RESENHA DO LIVRO
A Publicidade é um cadavér que nos sorri
Nome: Larissa Negreti
Ra: 2013000825
Turma: Publicidade e Propaganda 1° Semestre
Prof: Ms Vânia Coelho