Resenha a Pretensão do conhecimento
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
CURSO DE BACHARELADO EM ECONOMIA
Trabalho de MCE:
A pretensão do conhecimento
Aluno: Saulo Ribeiro Pontes
RECIFE | 2014
A ideia principal do artigo feito por Hayek, é mostra que ao contrário do que ocorre nas ciências físicas, no qual em geral qualquer fator importante que determina os eventos observados será em si mesmo observável e mensurável, porem nas ciências econômicas lidam essencialmente com fenômenos complexos, os aspectos dos eventos a serem levados em conta e sobe os quais podemos obter dados quantitativos são necessariamente limitados e podem não incluir aqueles mais importantes. Um estudo tão complexo como o mercado que dependem das ações de muitos indivíduos, todas as circunstancias que determinam resultados de um processo dificilmente serão, em qualquer tempo, conhecidas ou mensuráveis.
Nas ciências sociais em alguns casos exigem que as teorias econômicas sejam formuladas em termos tais que se refiram somente a magnitudes mensuráveis. Assim tão exigência limita, bastante arbitrariamente os fatos que serão admitidos como causas possíveis dos eventos que ocorrem no mundo real, ou seja, tal exigência faz com que teorias falsas, porém mais “cientifica” faz com que tenha uma aceitação maior do que teorias com aceitação válida que não apresenta evidencia quantitativa suficiente.
A confiança no poder ilimitado da ciência é baseada muito frequentemente na falsa crença de que o método cientifico consiste na aplicação de uma técnica pronta, ou na imitação da forma ao invés da substancia do procedimento cientifico, como se precisasse apenas seguir uma receita culinária para solucionar os problemas sociais.