resenha critica
CAMPUS PETROLINA
DEPARTAMENTO DE GROGRAFIA
WANDSON BRUNO RAFEL BRITO DE SOUZA
RESENHA
Resenha a ser apresentado como requisito para avaliação da 1a unidade da disciplina Regionalização do curso de Geografia, solicitado pela professora Márcia.
PETROLINA
2014
RESENHA
A regionalização é trabalhada em cima dos poderes territoriais, onde as classes mas bem sucedidas levam vantagem em cima das outras. Nessa divisão de totalidade e unidade dos territórios e regiões a discussão do problema não se limita a simples definição de um termo que pudesse ser substituído pela noção área, mas sim com à necessidade de considerarmos o poder como uma das formas de vínculo entre a sociedade e território.
O estudo de regionalização vem de séculos atrás onde buscava a explicação e a orientação para ter uma concepção de região um desses estudos foi ‘O regionalismos nordestino’. Eu acho que a região é mais do que uma área delimitada pelo agrupamento de elementos em diferenciação com outras áreas, um espaço diferenciado pelo estabelecimento de domínio ou poder ao mesmo, ou melhor: de um particular domínio ou seja dominado por alguém que tenha poder para dominar aquela região vai depender da forma com que predominantemente se apresenta o poder. De forma mais abrangente que a relação região-regionalismo sob o poder do capital.
E para podemos compreender esse aspecto a apropriação e o domínio do espaço pela humanidade é o ponto de partida para compreendermos esse modo de diferenciação do espaço, por que só assim vamos entender essa disputar por espaços regiões e poder, só assim para temos maior conhecimento sobre essas descorçoes e brigas que numca deixaram de existir, por conta da divisão do poder e as brigas territoriais de lugar regiões e territórios de uma forma coincidente com guerras, tendo grande influencia da humanidade como pode excessivos nesses aspectos.
As regiões tem um papel