METODOLOGIA CIÊNTÍFICA
O estudo da metodologia científica nos mostra a forma e o funcionamento do conhecimento científico, nos fornecendo a base para publicar pesquisas, artigos, teses ou hipóteses científicas. Esse estudo busca ainda coletar evidências empíricas de forma lógica e racional, de modo à obter, organizar, sistematizar, corrigir e produzir conhecimento. Este trabalho não tem a pretensão de abranger todas as questões envolvidas em Metodologia Científica. Trata-se, tão somente, de uma ajuda para que nós estudantes dos cursos de graduação, possamos conhecer as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para elaboração de trabalhos acadêmicos.
2 CONHECIMENTO CIETÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: - É racional e objetivo. - Atém-se aos fatos. - Transcende aos fatos. - É analítico. - Requer exatidão e clareza. - É comunicável. - É verificável. - Depende de investigação metódica. - Busca e aplica leis. - É explicativo. - Pode fazer predições. - É aberto. - É útil (GALLIANO, 1979, p. 24-30).
3 CONHECIMENTO FILOSÓFICO
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Exemplo: "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)
4 CONHECIMENTO EMPÍRICO
É o