Resenha - A identidade cultural da pós-modernidade
(Colocar neste parágrafo rápida biografia do autor)
O primeiro tema é referente ao caráter da mudança na modernidade tardia.
Na sociedade atual, todos estão sujeitos a constante mudança que faz uma evidência à sociedade tradicional e a moderna, podendo por si, fazer uma distinção entre elas. Stuart expõe que existem três concepções de identidade e distingue estas que são: sujeito do iluminismo; sociológico e o pós-moderno. O sujeito de iluminismo baseia-se no indivíduo centrado, único, com capacidade de raciocinar, agir e ter consciência, consistindo um núcleo interior. Sujeito sociológico possuía a capacidade de refletir a complexidade do universo moderno e a consciência de que o núcleo interno do sujeito não era autossuficiente. A identidade aqui, ocupa o espaço entre o interior e o exterior e entre o mundo pessoal e o público, segundo o autor.
Tal processo produz ao sujeito pós-moderno como não tendo uma identidade fixa.
“O sujeito, previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentados, composto de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não resolvidas. (HALL, Stuart. HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade, p. 12)”
Diante da identidade na sociedade moderna, o autor faz algumas ponderações com diferentes doutrinadores que também possuem um posicionamento a respeito. A partir desta análise o autor diz que,
“A modernidade, em contraste, não é