Resenha: A identidade cultural na pós modernidade
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RESENHA
Amanda Vieira de Oliveira
Diamantina
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RESENHA
Aluna: Amanda Vieira de Oliveira
Professora: Roberta Alves
Trabalho da disciplina de Leitura e Produção de Texto apresentado ao
Curso de Ciência e Tecnologia, como parte dos requisitos exigidos pela professora Roberta Alves para avaliação na disciplina.
Diamantina
2014
DIFERENTES IDENTIDADES E A GLOBALIZAÇÃO
Amanda Vieira de Oliveira1
Stuart Hall, jamaicano influenciado por ideais ingleses, desenvolveu trabalhos importantes sobre a mídia e o preconceito racial que contribuíram para a fundação dos estudos culturais contemporâneos. Em seu livro ‘A identidade cultural na pós-modernidade’ com sua 10º edição publicada em 2005 por uma editora do Rio de Janeiro, Hall faz uma abordagem da identidade do sujeito na ‘modernidade tardia’ tratando para isso de temas como: as crises de identidade do sujeito em épocas distintas, a contribuição da globalização na formação de hibridismos e da identidade, influências religiosas e a descentralização do sujeito. Essa abordagem parte do pressuposto que o sujeito moderno está se descentralizando, trazendo questionamentos quanto à identidade deste.
No primeiro capítulo, o autor trata de três tipos de sujeito referentes a diferentes épocas. O primeiro é o sujeito do iluminismo no qual era um ser centrado, individualista. No segundo sujeito, o sociológico, a identidade era formada com forte influência do meio e através do contato com o outro. Já o terceiro sujeito, o pós-moderno, é fragmentado devido à quantidade de informações a qual é submetido para formação de sua personalidade.
As