analise do discurso
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS-CCHL
DISCIPLINA-ANÁLISE DO DISCURSO
PROFESSOR-FRANKLIN OLIVEIRA
BLOCO-7º MANHÃ
GERCILIANE GOMES VIEIRA DA ROCHA
RESENHA A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
TERESINA-PI
2014
GERCILIANE GOMES VIEIRA DA ROCHA
RESENHA A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Resenha critica construída para disciplina de Analise do Discurso sobre a orientação do professor Franklin Oliveira como requisito da primeira avaliação.
TERESINA-PI 2014
HALL, S. “A identidade Cultural na Pós-Modernidade”.Tradução Tomaz Tadeu da Silva.Rio de janeiro http://pt.wikipedia.org/wiki/Stuart_Hall http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/stuart-hall-um-intelectual-cosmopolita-e- ao- apenas-por-biografia-1623880
Nascido em Kingston,na Jamaica em 3 de Fevereiro
. de 1932,foi um teórico cultural e sociólogo jamaicano que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951.De uma família negra de classe média cujo pai,Herman Hall foi o primeiro não branco do pais a ocupar uma oposição sênior na United fruit Company e sua mãe Jessie tinha antepassados brancos.
As idéias de Stuart Hall abrangem questões sobre a hegemonia e cultura, assumindo uma posição pós-gramsciana. Ele considera o uso da linguagem como operador de uma estrutura de poder, instituições, política/economiaEssa visão apresenta as pessoas como produtoras e consumidores de cultura ao mesmo tempo.
Na teoria gramsciana, hegemonia refere-se à produção sociocultural de "consentimento" e "coerção". Para Hall, a cultura não era algo para simplesmente apreciar ou estudar, mas um “local crítico da ação social e de intervenção, onde as relações de poder são tanto estabelecidas e potencialmente instáveis”. Os estudos sobre a relação entre preconceito racial e mídia têm reputação