resenha a estrategia do oceano azul
Criando Oceanos Azuis
A criação de oceanos azuis abrange um novo espaço de mercado inexplorado, que tornou se irrelevante a concorrência.
Novo espaço de mercado.
Imagine um universo de mercado composto por dois tipos de oceanos – oceanos vermelhos e oceanos azuis. Oceanos vermelhos representam todos os setores hoje existentes. Já os oceanos azuis abrange todos os setores não existentes hoje. É o espaço de mercado desconhecido.
A criação continua de oceanos azuis
Embora nessa acepção o termo oceanos azuis sejam novo, sua existência é antiga.
No entanto o foco predominante do pensamento estratégico tem convergido para as estratégias do oceano vermelho. Parte da explicação é que as raízes das estratégias empresariais sofrem forte influencia da estratégia militar. A estratégia significa enfrentar um adversário e combate-lo para a conquista de um determinado território limitado e constante.
Inovação de valor : A pedra angular da estratégia do oceano azul
O que diferenciou os vencedores dos perdedores na criação de oceanos azuis foi a maneira de encarar a estratégia. As empresas perdedoras adotaram uma abordagem convencional, empenhando se para construções de posições defensivas. As empresas criadoras de oceanos azuis não recorreram aos concorrentes como paradigmas. Em vez disso adotaram umas logicas estratégicas diferentes, que denominamos inovação de valor.
A criação de oceanos azuis consiste em reduzir os custos e , ao mesmo tempo, aumentar o valor para os compradores.
Ferramentas e modelos de analises
Para o estrategista, a questão criticar é : como escapar desse oceano vermelho de competição sangrenta e torna os concorrentes irrelevantes? Como desbravar e explorar o oceano azul do espaço de mercado inexplorado?
Três características da boa estratégica
Assim como o cirque do soleil, criaram um curva de valor única e excepcional, para desbravar seus oceanos. Caracteriza-se pelo foco; a empresa não dispersa