Resenha estratégia oceano azul
A estratégia do Oceano Azul
O objetivo desta estratégia é criar um oceano azul particular, ou seja, criar ou descobrir um mercado inexplorado onde a empresa ou o profissional possa atuar sozinho, sem concorrentes, pelo menos durante algum tempo. Analisar o mercado, as necessidades dos clientes, e desenvolver um novo conceito de produto ou serviço, a ser fornecido pela empresa.
Este serviço ou produto deve ser desenvolvido a partir do talento das organizações, e precisa ser algo inovador. Uma nova maneira de atender as necessidades, um novo conceito oferecido de forma única no mercado, que faça com que uma empresa possa criar seu próprio oceano azul.
Em contraste com o oceano azul, o oceano vermelho já existente e as suas regras competitivas do jogo são conhecidas, onde a disputa é acirrada e busca a maior fatia da demanda existente.
Sua estratégia significa enfrentar o adversário e combatê-lo para a conquista de um determinado território, limitado e constante.
O que diferenciou os vencedores e perdedores na criação de oceanos azuis foi a maneira de encarar a estratégia. Os perdedores adotaram uma abordagem convencional, e por outro lado os vencedores adotaram lógicas estratégicas diferentes, com inovação de valor.
Em toda estratégia sempre envolverá oportunidades e riscos, sendo iniciativa do oceano vermelho ou azul, mas muitos ainda tentam ir viabilizar oceano vermelho devido á existência de diversas ferramentas, e enquanto isso não avançam além dos espaços setoriais já existentes. Enquanto não se empenharem com seriedade nas recomendações estratégia do oceano azul, que está cada vez mais urgente, não navegarão em um mercado azul e tranqüilo.