Resenha livro estratégia do oceano azul
O livro “A estratégia do oceano azul”, é um texto que mostra os novos setores do mercado. Tal livro tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de métodos e técnicas para tornar a concorrência irrelevante e fazer com que as empresas alcancem o sucesso. Ele mostra que a melhor maneira de conseguir tal feitio, não é competir no mercado diretamente com os existentes, e sim, competir por meio da criação de novos setores. Tais setores novos ainda não são muito conhecidos, mas que vem ganhando cada vez mais destaque.
O Livro é dividido em oito capítulos, sendo eles: Cap. 1 – Criando oceanos azuis, Cap. 2 – Ferramentas e modelos de análise, Cap. 3 – Reconstrua as fronteiras do mercado, Cap. 4 – Concentre-se no panorama geral, não nos números, Cap. 5 – Vá além da chamada existente, Cap. 6 – Acerte a sequência estratégica, Cap. 7 – Supere as principais barreiras organizacionais e Cap. 8 – Embuta a execução na estratégia.
O autor inicialmente diferencia os nichos de mercados como oceanos vermelhos, classificados como as áreas de mercado já existentes, e os oceanos azuis como o mercado com potenciais inexplorados e com crescimento altamente lucrativo. Nesta área do oceano azul, a competição é irrelevante, por ser um setor novo. Nos oceanos vermelhos, há uma acirrada concorrência, em busca de clientes e espaços, muitas vezes sufocantes.
Para que haja um entendimento melhor de tais setores, o autor utiliza bastantes exemplos. A inovação também é outro fator que esta em destaque.
Ambos os oceanos lidam com estratégias diferentes. Os oceanos vermelhos, tentam competir nos espaços de mercado existentes, vencer os concorrentes aproveitando a demanda existente, alinhando todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo. Os oceanos azuis têm uma estratégia oposta: criam e capturaram uma nova demanda, e fazendo o oposto dos oceanos vermelhos, eles alinham todo o sistema de