Resenha A estrategia do Oceano Azul
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
3ª. FASE – CAMPUS ORLEANS
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL: COMO CRIAR NOVOS MERCADOS E TORNAR A CONCORRÊNCIA IRRELEVANTE
ORLEANS
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL: COMO CRIAR NOVOS MERCADOS E TORNAR A CONCORRÊNCIA IRRELEVANTE
Gláucia Soeth
KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 3. Ed. São Paulo, Campus, 2005.240 p.
W. Chan Kim é codiretor do Instituto de Estratégia do Oceano Azul INSEAD e do The Boston Consulting Group, Bruce, Bruce D. Henderson, professor Presidente de Estratégia e Gestão Internacional e foi professor da University of Michigan Business School, Renée Mauborgne é professora de Estratégia e Gestão do INSEAD em Fontainebleau, França, a escola de negócios do mundo a segunda maior, ela é co-fundadora e codiretora do Instituto de Estratégia do Oceano Azul e é membro do Fórum Econômico Mundial.
A ideia do livro, é que as empresas devem parar de olhar para os concorrentes e começar a procurar mais oportunidades em suas áreas. Passam também que devem parar de focar somente nos seus clientes, aqueles que são fixos, e pensar em como atrais mais clientes novos, para fazer crescer a empresa. A estratégia passada é criar um “Oceano Particular”, criando, ou descobrindo um mercado ainda não existente, onde a empresa ou o profissional possa se manter destacado no mercado, sem concorrentes, por algum tempo. E por outro lado, existem os “Oceanos Vermelhos”, um mercado com muito mais competição, onde empresas tentam superar seus rivais no objetivo de conseguir a maior parte da demanda. Umas das ferramentas utilizadas para criar o seu Oceano Azul se divide em quatro passos, são eles: Despertar Visual: A empresa precisa se descobrir, fazer uma analise da sua realidade. Exploração Visual: Indica que a empresa precisa sair ir para campo e descobrir o que puder sobre o