Geologia
INTRODUÇÃO
As fazenda São Franscisco é conhecida desde a década de 40 quando houveram as primeiras ocorrências de ouro a partir de então foram objetos de trabalhos de garimpagem, a mineralização ocorre em dois Trends principais: o trend São Francisco e o trend Morro pelado ambos de extensão quilométrica, representados por horizontes de cherts auríferos recristalizados encaixados em granada biotita xistos da formação Seridó. Recentemente a área do objeto de estudos por parte da CMP, (Cia de mineração e participações), através de sua subsidiaria, Mineração Xapetuba Ltda, que fez um levantamento geológico de toda área (Figura 1) e cubou uma reserva lavrável e a céu aberto no Morro Pelado, a qual devera ser minerada proximamente por método de lixiviação em pilhas (heap leaching).
Figura 1- Sonda de perfuração da Mina São Fracisco, Currais Novos/RN.
LOCALIZAÇÃO E VIAS DE ACESSO
A fazenda São Francisco Situa-se no estado do Rio Grande do Norte ao norte da BR 226, (figura 2) que liga Natal a cidade de Currais Novos. A distância Natal – Mina é de 150km e a distância Mina – Currais Novos é de 30km. A região é semi-árida, conhecida como sertão do Seridó próximo a divisa RN/PB cujas coordenadas por GPS são 6° 11`, longitude 36° 18` W Gr.
Figura 2- Imagem de localização da Mina São Francisco.
OBS: capturar imagem do google Earth com coordenadas do GPS.
GEOLOGIA REGIONAL
Podemos visualizar na (Figura 3) a geologia regional que mostra a área encaixada na formação Seridó do grupo Seridó. Este grupo está divido em 3 formações: Formação Jucurutu inferior, constituída de gnaisses variados com intercalações de quartzitos, mármores, calcosilicáticas, anfibolitos, formações ferríferas e xisto, Formação equador, constituída de quartzitos com xistos e gnaisse no seu interior e topo metaconglomerados na base e topo. Formação Seridó, de xisto com granada, cordierita, andaluzita, sirimanita e estaurolita,