Resenha: A entrevista na educação: a prática reflexiva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Mestrado
Universidade
Federal
de Ouro Preto
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação
Professor: Erisvaldo Pereira dos Santos
Aluna: Juliana Santos da Conceição
Data: 03/05/2012
Resenha
SZYMANSKI, Heloisa (org); ALMEIDA, L. R.; PRANDINI, R.C.A.R. A entrevista na educação: a prática reflexiva. Liber Livro Editora, 2004. 3ºed. (2010).
Pertencente a Série Pesquisa, a presente obra, organizada por Heloisa Szymanski, aborda a modalidade de entrevista reflexiva. Segundos Szymanski, o que caracteriza esse tipo de entrevista é a disposição do pesquisador de compartilhar continuamente sua compreensão dos dados com o participante. A obra é organizada em três capítulos, toda contextualizada com exemplos de pesquisas já realizadas.
O primeiro capítulo intitulado “Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa”, a autora apresenta os procedimentos utilizados para a realização de uma entrevista reflexiva abordando alguns aspectos psicológicos ocasionados pela condição de interação da entrevista. Dialogando com Banister (1994), a autora ressalta que “esse instrumento tem sido empregado em pesquisas qualitativas como solução para o estudo de significados subjetivos e de tópicos complexos demais para serem investigados por instrumentos fechados num formato padronizado” (p.10).
Neste sentido, a autora destaca o caráter de interação social da entrevista, apontando as ideias de Maturana (1993) no que se refere ao caráter de entrelaçamento das emoções em todas as atividades relacionais humanas (p.12). Nesta perspectiva três aspectos são focalizados como condições psicossociais presentes em uma situação de interação face a face: a relação de poder e desigualdade; construção do significado na narrativa e a presença de uma intencionalidade por parte tanto de quem é entrevistado, como de