Resenha: a educação sobre o enfoque de émile durkheim
Regiane Aparecida Atisiano é Mestre em sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora de Sociologia dos cursos de Administração e Direito da Faculdade Dom Bosco, Curitiba-PR. Autora do livro Sociologia da Educação-Leituras e Interpretações. A autora explica através do pensamento Durkhemiano, que uma das presentes formas de estabelecer ou até mesmo reestabelecer o consenso dentro da sociedade, ocorreria através da educação, que por sua vez seria promovida pela escola, a qual estaria responsável por transmitir princípios, sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento. Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, “a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta”. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. “Sendo assim, a escola seria uma das instituições adequadas à recuperação da ordem social, visto que a transmissão de conhecimentos, hábitos, crenças e costumes por partes dos professores permitiria a constituição da moral até então ausente na sociedade”. (Atisano, 2006, p. 29).
Na introdução, a autora apresenta o capítulo com uma pequena descrição do período em que Durkheim se dedicou a escrever suas obras, nesse mesmo parágrafo mostra o principal objetivo do capítulo, apresentar o método científico de Émile Durkheim. Também, no mesmo, ela mostra a importância de se analisar a influência da sociedade da informação no meio educacional. Ver-se no texto um processo histórico no qual se fundamentou a teoria de Durkheim, o objetivo da mesma e os princípios a qual ela se estabilizou.
A partir da definição, desenvolve-se o objeto da sociologia e as suas condicionantes: coercitividade, exterioridade e generalidade. Depois, dar-se continuidade ao texto explicando seus aspectos e influencias no meio social o como o