2 SEMESTRE PCC
Jaqueline Aparecida Ferreira RA:1325439
Comunicação e Expressão
Contextualização na escrita.:
Esta disciplina trata de texto e contexto, com ênfase direcionada aos sistemas de conhecimento e ao processamento textual, bem como da intertextualidade, das informações implícitas dos textos e da alteração de sentido das palavras.
Trata, ainda, da argumentação, com enfoque para os tipos de argumentos e sua aplicação no artigo de opinião e na resenha.
Contribuir para a ampliação dos conhecimentos e vivências de comunicação e de novas leituras do mundo, por meio da relação texto/contexto, propiciando a compreensão e valorização das linguagens utilizadas nas sociedades atuais e de seu papel na produção de conhecimento. Saber utilizar o pensamento analítico e crítico, estabelecendo associações e correlações de conhecimentos e experiências por meio do estudo da linguagem. Saber usar diferentes argumentos em situações reais de comunicação.
Saber produzir artigos de opinião e resenhas, apresentando argumentos que legitimem o ponto de vista assumido no texto.
Ciências Sociais
Relação indivíduo e sociedade:
Como os homens agem em sociedade? Como as ações de indivíduos diferentes se influenciam reciprocamente? Como as pessoas obedecem a regras que são definidas pela sociedade e são exteriores a elas? Como práticas sociais definem individualidades e, ao mesmo tempo, grupos homogêneos? Os sociólogos tentam responder a essas perguntas. O que varia de autor para autor é a ênfase dada ora à ação individual, ora à ação coletiva.
Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx foram os pensadores do século XIX e XX que lançaram as bases da Sociologia como ciência. Eles servem de bom exemplo, não só porque é a partir de suas teorias que ainda hoje se analisa a sociedade atual, mas também porque se ocupavam de estudar a realidade do indivíduo e da sociedade moderna no momento em que essa realidade estava se consolidando historicamente, abordando tanto