Relat rio de PCC 2 Semestre

464 palavras 2 páginas
ANÁLISE DO MICROCONTO DE DALTON TREVISAN

“Ah, é?”

Ah, é?
Mal a pobre se queixa:
-Ai que vida infeliz.
Ele a cobre de soco e pontapé.
-E agora? Está se divertindo?
Apanha ela, (grávida de três meses) e apanham as cinco pestinhas. Uma das menores fica de joelhos e mão posta:
-Sai sangue, pai. Não, com o facão, paizinho. Com o facão dói. (Dalton Trevisan)

As personagens são: uma mulher grávida, seu marido e seus cinco filhos. O tom da Narrativa está em 3ª pessoa e a figura de linguagem é a ironia empregada pelo marido ao perguntar se a esposa está feliz em apanhar, após sua queixa de vida infeliz.
O tema está relacionado à Violência doméstica e o Conflito Social é uma família sem estrutura, provavelmente não planejada e em condições sociais desfavoráveis.
Este microconto relata a história de uma família desestruturada, onde ocorrem agressões físicas e morais constantemente. Um marido que agride sua esposa grávida e seus cinco filhos, a quem deveria amar e cuidar. Há uma grande chance desse desajuste na família ter vindo de uma resposta a um estimulo que o pai recebeu quando criança. Talvez tenha sido agredido pelos pais ou severamente castigado, o tornando um homem sem um pingo de piedade.
Mas também por viver uma vida miserável, sem poder oferecer dignidade à família, o tornou um sujeito revoltado, não sabendo como manter a todos, afinal são cinco filhos e mais um filho a caminho.
E a esposa poderia evitar ter mais filhos, mas provavelmente não recebia orientação ou incentivo para evitar uma gravidez. O fato de ser mãe de cinco filhos e ter um marido que a maltratava, fazia com que essa mulher vivesse com medo, infeliz e amargurada. Talvez não denunciou seu marido ou separou dele por medo de não ter como sustentar seus filhos sozinha, ela se sentia fraca e dependente de seu marido.
As cinco crianças também sofriam psicológica e fisicamente, não viviam em um

Relacionados

  • Relatório sobre polícia do rio de janeiro e direitos humanos da ong "humans rights"
    57570 palavras | 231 páginas
  • Mestrado Lucilia 1
    38950 palavras | 156 páginas
  • efeitos da tecnologia da informação na contabilidade
    39483 palavras | 158 páginas