PCC 2 SEMESTRE
ANÁLISE DE UM MICROCONTO:
AH É?
DALTON TERVISAN
POUSO ALEGRE – MG
2014
TÂNIA DA SILVA MORAIS
RA 1403560
TRABALHO DE PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ANÁLISE DE UM CONTO
AH É?
DALTON TREVISAN
UNIP INTERATIVA
POUSO ALEGRE – MG
2014
Análise de um micro conto de Dalton Trevisan:
Ah, é?
Mal a pobre se queixa:
- Ai, que vida infeliz.
Ele a cobre de soco e pontapé.
- E agora? Está divertindo?
Apanha ela (gravida de três meses) e apanham as cinco pestinhas. Uma das menores fica de joelhos e mão posta:
- Sai sangue, pai. Não com o facão, paizinho. Com o facão, dói.
Personagens: mulher grávida, marido e cinco filhos.
Tom da narrativa: 3° pessoa.
Figuras de linguagem: Ironia, metáfora e catacrese.
Tema: Violência doméstica.
Ciências Sociais – Relação indivíduo e sociedade: O conto mostra personagens sofridos e humilhados. Eu vejo um pai, uma mãe e seus seis filhos. O pai demonstra ser uma pessoa violenta e desequilibrada. A pessoa já nasce dotada de impulsos e instintos, cabe a ela saber lidar com isso e saber controlar-se.
Existem vários fatores que podem acarretar essa violência no homem, a perda do emprego, dificuldades financeiras a até fatores psicológicos como o ciúme e a possessividade. Uma pessoa que foi criada num ambiente violento, tende a se tornar espelho do que viveu. Isto é um ato criminoso, mas nenhuma sociedade está livre disso.
A mulher que deixa isso acontecer e não faz nada para se defender, deixando o homem impune, também é culpada. Ela não deve calar-se, deve procurar seus direitos e uma vida melhor para si e para seus filhos. O impacto que isso tem na vida e na mente dessas crianças é muito significativo.
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – Diferenças individuais: O comportamento humano é um tópico da Psicologia bem complexo. Cada indivíduo reage de uma maneira dependendo da situação em que é colocado, cada ser existente tem sua personalidade que difere dos outros, sua