Roteiro 2 Eletricidade ARIANE
Disciplina: Eletricidade e Magnetismo - Laboratório Professor Miguel Enrique Parra Muñoz.
Experimento 2 – Blindagem Eletrostática
1. Fundamentação Teórica.
1.1. Em algum momento será que algum de nos já parou pra pensar porque os nossos aparelhos eletrônicos são fabricados em um gabinete metálico, ou ainda, porque os fios de transmissão de sinal ou telefônicos são revestidos por uma manta metálica?
Quando um corpo condutor de eletricidade é eletrizado por algum processo de eletrização, nesse processo as cargas são distribuídas igualmente por sua superfície. Isso acontece devido ao fato de cargas de mesmo sinal se repelir, até que atinja uma condição de repouso, conhecido como equilíbrio eletrostático.
De acordo com as leis da eletrostática, uma das propriedades de um condutor em equilíbrio eletroestático é que campo elétrico em interior é nulo. Isso ocorre devido ao um fenômeno conhecido por blindagem eletrostática.
Fundamentos da Física III
Paginas: 460 e 461
Autores: Vagner Corradi;
Leonardo Fonseca;
Wanderson Silva;
Rodrigo Dias Trasia;
Maria Carolina Nemes;
Karla Balzeweit.
Belo Horizonte 2011
http://www.brasilescola.com/fisica/blindagem-eletrostatica.html
Pagina: 01
Autor: Kleber Cavalcante / Graduado em Física
11/03/2015 ás 10h13min
O primeiro estudioso a praticar e descrever esse fenômeno foi o físico Inglês Michael Faraday (1791-1867). Para demonstrar que em um condutor de metal, as cargas distribuem-se apenas pela superfície externa, não exercendo assim, qualquer ação em pontos internos, Faraday pediu para que construíssem uma gaiola metálica, que conhecemos hoje como gaiola de Faraday. Ele próprio usou-se como base do experimento, colocando-se no interior da gaiola que se encontrava sobre bases isolantes, onde a mesma foi eletrizada intensamente, apesar de faíscas saltarem do dispositivo, nada aconteceu ao cientista. Desde então quando é necessário proteger um aparelho elétrico ou eletrônico a salvo das perturbações