Resenha Critica
A revolução dos bichos
Aluno:Victor Hugo Ferreira Leite de Melo
1.Dados Bibliográficos
Orwell,George. A revolução dos bichos/George Orwell; tradução Heitor Arquino Ferreira – São Paulo: Globo,2002.
2.Temática Abordada
Na leitura do livro fica clara a temática abordada, são regimes aplicados, como no capitalismo, socialismo e ate mesmo a ditadura.
O capitalismo expresso é a busca de faturamento na produção sem se preocupar com trabalhadores e sua remuneração o único interesse e continuar produzindo para continuar lucrando. O socialismo que teve surgimento no século XIX foi criado para confrontar as idéias do capitalismo pois buscava confrontar os baixos salários e a enorme jornada de trabalho que era imposta, trata-se de uma igualdade em divisões de tarefas e renda.
A ditadura usada por Napoleão onde ele buscava mostrar um modelo onde todos deveriam se curvar e executar sem nenhum tipo de reclamação,pois aquilo era o melhor que podia ser feito para si mesmos,porem o único beneficiado no final era o próprio ditador, porem essa forma de controle não funciona pois uma hora alguém se opõe.
3. Sobre a obra
O livro a revolução dos bichos é um livro bastante instigante pois fala de liberdade e controle. A obra e separada em partes onde se é possível identificar as formas de monitoramento por parte dos humanos e dos animais.
No inicio os animais da fazenda do senhor Jones são forçados a trabalhar de maneira excessiva, e são tratados de forma cruel pois para Jones animais são fonte de lucro. Então um porco da fazenda que já tinha mais idade que os demais animais da fazenda, e que não concordava com aquele tipo de tratamento propôs uma reunião com todas as espécies de animais daquela fazenda para reclamar do modo como eram tratados. Tinha por nome Major, em sua reunião ele mostrou para cada um dos animais que aquele tipo de vida que estavam levando não era o correto, e que deviam mudar aquela situação eles que deviam ter