Hist Ria Do Skate
O skate nasceu na Califórnia, por volta do ano de 1950. O skate foi criado por surfistas exaustos de esperar ondas boas decidiram então criar algo similar ao surf. Assim surgindo à ideia de pegar pranchas de madeira e colocar algumas rodinhas de patins embaixo. O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby em 1959, até então o esporte era chamado de sidewalk surfing (surf de calçada). A partir de 1963, com o esporte sendo bastante praticado e ter suas próprias manobras e estilos, o nome mudou para skaterboarding, onde foram vendidos mais de 50 milhões em todo o mundo.. Ate os dias de hoje onde é apenas conhecido como skate.
Uma grande seca atingiu a Califórnia no começo da década de 70, e foi daí que nasceu o skate Vertical. Piscinas foram esvaziadas e os skatistas descobriram que as paredes lembravam as transições das ondas. Foi também nessa década que o skate começou a evoluir. Larry Stevenson inventou o tail, o que ajudou a melhorar o equilíbrio e as manobras. Em 1972, o surfista Frank Nashworthy inventou as rodinhas de uretano, tornando o skate muito mais veloz. Antes, as mesmas eram feitas de ferro ou de um tipo de plástico duro, que eram muito escorregadias e inseguras.
A partir dos anos 90, os brasileiros começaram a ter destaque internacional nas grandes competições. O primeiro a escrever seu nome no cenário foi Bob Burnquist, que além de se tornar campeão diversas vezes, também inventou o switch. Um jeito novo de andar de skate, com as bases dos pés trocadas.
Nos anos 2000 o brasileiro Sandro Dias, o Mineirinho, acertou a manobra tão sonhada de 900 graus (dois giros e meio no ar).