Durckheim
Analisa as funções sociais do trabalho na sociedade e procura mostrar que na modernidade tal divisão é a principal forma de junção ou solidariedade social.
Nesta obra classifica a sociedade em 2 tipos mecânica e a orgânica.
Associado a dois tipos de lei – direito repressivo e direito restitutivo.
Fonte; Wikipédia a enciclopédia.
As Regras do método sociológico – 1895
As Regras do Método Sociológico (em francês: Les règles de la méthode sociologique), primeiramente publicado em 1895, é um livro de Émile Durkheim. É reconhecido por ser resultado direto do projeto próprio de Durkheim de estabelecer a sociologia como uma nova ciência social. Assim sugere duas teses principais, sem as quais a sociologia não poderia ser uma ciência:
1. Precisa ter um objeto específico de estudo. Diferentemente da filosofia ou da psicologia, o objeto próprio da sociologia é o fato social.
2. Precisa respeitar e aplicar um reconhecimento objetivo, um método científico, trazendo-a para perto, dentro do possível, das outras ciências exatas. Este método pode evitar a todo custo preconceitos e julgamentos subjetivos.
Para Durkheim o indivíduo, de maneira isolada, não pode ser considerado ideal para o estudo da Sociologia, elemento inadequado para o estudo e a compreensão apropriada do conceito de “fato social”. O que interessa à vertente durkheimiana é o enfoque do indivíduo inserido em uma realidade social objetiva que, encontrando-se acima dele, caracteriza-se por ser grupal e, coletivo.
Fonte; http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Regras_do_M%C3%A9todo_Sociol%C3%B3gico
O Suicídio - 1897
Para Durkheim o que interessa para a sociologia é a análise dos fatores sociais que agem não sobre os indivíduos isolados, mas sobre o grupo, sobre o conjunto da sociedade.
Então nesta obra ele pesquisa o que causa o suicídio em cada sociedade, entre outras conclusões ele chega que o suicídio e tem uma causa social.
Podendo ser definido como;
Suicídio egoísta