O iluminismo
O Iluminismo foi um movimento filosófico, baseado na razão humana, que surge para ‘afastar da ignorância e das trevas ‘ do Antigo Regime (Absolutismo) o mundo europeu. Foi um movimento de filósofos, pensadores e cientistas que acreditavam no conhecimento e na educação como meio de mudança da vida humana, e não a salvação pela fé. A principal critica dos filósofos iluministas era contra o Absolutismo (principalmente na França), ou seja, eram contrários à autoridade do Estado/Rei e de sua prática econômica, o Mercantilismo. Os teóricos defendiam uma política voltada para o liberalismo político-econômico, influenciando até hoje a política contemporânea. As Propostas Políticas: Criticavam a autoridade real divina, visto esta ser justificada pela fé e não pela razão, não podendo ser questionada. Os seus principais filósofos e idéias foram:
John Lockedefendia a idéia do ‘Direito natural’, ou seja, a vida/liberdade/propriedade privada côo um direito natural de qualquer individuo. Os governos deveriam seguir um ‘contrato social’ para que esses direitos naturais fossem respeitados. O Estado não era o rei e sim, o conjunto dos cidadãos, com interesses comuns – é por isso considerado o ‘pai do Liberalismo político’.
Montesquieucom seu livro ‘Espírito das Leis’, questionou o poder absolutista e desenvolveu a teoria da separação e interdependência dos poderes do Estado – o Executivo (executa as leis), o Legislativo (legisla, elabora as leis) e o Judiciário (julga e pune os que desobedecessem às leis).
Voltairefez criticas á Igreja e a sociedade, defendendo a ideia do ‘Despotismo Esclarecido’, pois não acreditava em um governo popular.
Rousseaudefendia a formação de um governo popular em oposição ao governo absolutista, sendo por isso, chamado de ‘pai da Democracia Moderna’, pois se baseava na formação de uma sociedade democrática composta basicamente de pequenos proprietários burgueses.
Os iluministas eram críticos em