resenha turismo no Percurso do tempo
Apresentação: professores de turismo notaram a falta de um texto básico para alunos de graduação em turismo e resolveram escrever um sobre a história do turismo.
Cada autor consultado propunha uma divisão diferente do livro e está foi a adotada.
-antiguidade clássica: da Grécia antiga ao renascimento
-do séc XIX até a segunda guerra mundial
-Apartir do fim da 2ª guerra até os dias de hoje
-a evolução do turismo no Brasil apartir do séc XVIII
Prefácio: o livro trata o turismo sob duas perspectivas diferentes, a filosófica e a psicológica.
A filosófica diz respeito ao movimento dos gregos de passar do mito a razão, a comprovação da existência ou não de deuses e heróis.
A psicológica trata da redução das viagens, da criação de um mundo fabuloso no nosso imaginário que nos incita a ir para longe.
Capítulo 1:
Antecedentes das viagens e do turismo
A história das viagens confunde-se com a própria história da humanidade.As primeiras viagens foram em busca de alimento e , em segundo plano, para defesa e conquista de territórios.
Devem se registrar as importantes contribuições que sumérios( a invenção da roda), fenícios, persas e outros povos tiveram no desenvolvimento do turismo
Principalmente as contribuições da Grécia e de Roma com suas obras viárias e de infraestrutura.
Antiguidade clássica: Grécia
Devido as restrições na construção de estradas, as cidades-estados não tinham essa autonomia, o mar era o principal meio de transporte.Havia uma boa estrutura portuária com locais para carga e descarga e armazéns.
Heródoto é considerado o primeiro turista, ele era um modelo de turista culto e inteligente que registrava com cinismo as narrativas dos guias de viagem da época. Plutarco também criticava os guias considerando-os prolixos.
O povo grego não viajava por lazer, o apego deísta e a austeridade do modo de vida deixavam pouco tempo para o ócio.
Sua motivação para as