kgvkgkg

429 palavras 2 páginas
As portas podem ser construídas de materiais diversos, embora a madeira (especialmente a compensada) seja o material mais popular. Outros materiais incluem o alumínio, o aço, o ferro, o plástico PVC e o vidro.
A porta (na sua visão mais tradicional) é formada pelos seguintes elementos:
Folha - normalmente uma chapa lisa (de madeira ou metal) responsável pela vedação da parede, ou não, quando a porta está "fechada". Costuma ser confundida com a porta propriamente dita.
Batente ou Marco de Porta - são os perfis retangulares (de madeira, metal, ou outro material) que estão presos junto à abertura na parede e permitem a fixação da folha.
Guarnição - um elemento responsável por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente (em geral considerado grosseiro).
Maçaneta - uma das peças responsáveis, junto com as dobradiças e o trinco (com ou sem fechadura), pelo movimento da porta e seu trancamento.
No Brasil segundo artigo da empresa Famossul Portas e Componentes, há regionalismos empregados na construção civil evidenciando que cada região do Brasil tem nomes específicos para nomear as portas e seus componentes.
Tipos de portas[editar | editar código-fonte]

De acordo com seu desenho, as portas podem ser classificadas como as seguintes:
Porta de tres folha;
Porta de correr;
Porta-balcão;
Porta-deslizante;
Porta de croqui;
De acordo com sua forma construtiva as portas podem ser:
Porta Sarrafeada;
Porta Maciça;
Porta Semi-Sólida;
Porta Colméia;
Porta Sólida.
De acordo com os padrões de acabamento, as portas podem ter suas superfícies:
Revestidas com lâminas de madeira;
Com impressão (como nos móveis) um bom exemplo são as portas famossul.
Com acabamento nas cores, branco, mogno, tauari, curupixá ou imbuia.
As portas em uma fortificação[editar | editar código-fonte]

Elemento crítico na defesa de uma fortificação, demandava cuidados especiais dos seus arquitectos em todas as épocas. De maneira genérica, um castelo, forte ou

Relacionados