Resenha Encontro Marcado com a Loucura
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Psicopatologia Geral
Profª Lédice Oliveira - Turma PS7A22 - Manhã - 7º. Semestre - Campus
Pinheiros
Resenha do livro: ENCONTRO MARCADO COM A LOUCURA –
Ensinando e Aprendendo Psicopatologia de Tânia Cociuffo
Nome: Wellington Passos
Abril, 2012
RA. A1320D-9
ENCONTRO MARCADO COM A LOUCURA – Ensinando e Aprendendo
Psicopatologia, 2ª Edição 2007, Tânia Cociuffo.
Para
iniciar minhas impressões, compreensão e concepção a cerca da leitura da obra
“Encontro marcado com a loucura” (2007) de Tânia Cociuffo, talvez inspirado por uma das profissões que atuo no presente, escolhi começar pela tradução da palavra “sightseeing” que mais que fazer um turismo, tradução mais corriqueira, significa “visitar locais de interesse”, pois foi esta minha concepção final. Muito além de passear pelos capítulos da obra, esta experiência foi de visitar e muitas vezes “revistar” locais, épocas, pessoas, teorias, vivências, lembranças, angústia, etc., de vultoso interesse pessoal.
A autora compartilha de forma bastante delicada, acrescentaria generosa, e ainda extremamente didática e esclarecedora, o percurso que a psicopatologia percorreu para que chegássemos onde estamos hoje no que diz respeito à compreensão, à forma de lidar e ao tratamento da loucura, das doenças mentais. Ela inicia sua jornada com um convite para vermos e entendermos a questão da psicopatologia através de um olhar “brasileirado” mestiço, uma metáfora para trabalhar com as diferenças e as peculiaridades inerentes de cada um, pois somos pátria da miscigenação, riqueza tal qual a da epistemologia da psicopatologia.
A autora nos conduz a uma viagem no tempo, de visitação e “revistação” da historia do psiquismo humano, desde a Grécia antiga de Homero ao momento cultural presente e Bion.
Em cada época visitada, Tânia nos apresenta protagonistas, coadjuvantes, cenários, contextos/enredos que permitiram