Resenha terapeuta aqui e agora
Data: 24/03/2014.
DISCIPLINA: Técnicas de Intervenção Grupal
NOME: Brenda Kristina de Melo Vieira
TÍTULO DA RESENHA: O terapeuta: trabalhando no aqui-e-agora. (pp.125 à 144)
BIBLIOGRAFIA: YALOM, Irvin D.; LESZCZ, Molyn. Psicoterapia de grupo: teoria de prática. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008
No capitulo 6 do livro Psicotarapia de Grupo: teoria e prática, os autores, Yalom e Leszcz destacam a importância da experiência do aqui-e-agora. Este consiste em dois passos. Primeiro passo se concentra na experiência ou nos sentimentos fortes onde o indivíduo do grupo se volta para si e para o grupo. O segundo realiza o esclarecimento do processo. Eles explicam com clareza que para se efetivar essa técnica é necessário que o terapeuta passe por esses dois pontos importantes. As duas fases do aqui-e-agora são importantes para resultados positivos e terapêuticos dentro do grupo.
O segundo passo, ou seja, o esclarecimento dos processos é o mais difícil em uma psicoterapia grupal, pois é nesse processo onde existem fortes injunções contra comentários do processo nas interações sociais cotidianas que o terapeuta deve separar. É importante lembrar que esse artifício é o que fortalece o grupo. Esse estimula a exploração do processo, oferece uma experiência instigante para os membros do grupo e é indispensável em grupos experimentais.
Os autores enfatizam também algumas tarefas que o terapeuta tem o aqui-e-agora. Desde como destacar atos comportamentais, sobrepor atos diversos, até interpretações mais complexas sobre o significado e motivações desses comportamentos. Destacam também que o terapeuta não precisa necessariamente esperar que tenha todas as respostas antes de questionar sobre o processo.
Quanto as técnicas de aqui-e-agora, Yalom e Leszcz , mostram que cada terapeuta pode desenvolver suas técnicas, segundo o que acreditam funcionar melhor, ou trazer resultados satisfatórios para o grupo. É interessante como eles