RESENHA
FIGURA/ FUNDO: GESTALT/ZEN
Edna Mattos SANTOS
Acadêmica do curso Lato-sensu, Especialização em Gestalt-terapia com ênfase em processos clínicos
1. IDENTIDADE DA OBRA
JOSLYN, M., Figura/ fundo: Gestal/zen. In: PERLS, Frederick, S. et al. Isto é Gestalt, trad: George Schlesing w Maria Julia Novaes, São Paulo, Summus, 1977, p.295-319.
2.NOTÍCIAS SOBRE O AUTOR
3. NOTÍCIA SOBRE A OBRA
Este é um dos artigos que faz parte da coletânea organizada por John O. Stevens que compõe o livro Isto é Gestalt de Frederick S.Perls, elaborado entre 1966 e 1968. Nesse período, Frederick Perls, o iniciador da Gestalt-terapia, realizava vários seminários e workshops no Esalen Institute, o que fez com que entrasse em contato com um grande número de terapeutas que vinham de várias partes dos EUA para assisti-lo. O livro contém artigos do próprio Perls, e de outro nomes expressivos como John O.Stevens, Wilson Van Dusen, Stephen A. Tobin, John B. Emright, Barry Stevens, Robert K. Hall, Stella Rensnick, Marc Joslyn.
4. RESUMO DA OBRA
O autor nos mostra as contribuições à psicologia com os experimentos da Gestalt, particularmente com o fenômeno figura/fundo, além da preciosa contribuição de Perls e sua esposa Laura ao aplicar as descobertas da Gestalt (figura/fundo) à psicoterapia, remodelando brilhantemente as ideias psicanalíticas a respeito das funções do ego e defesas do ego nos termos do aqui-e-agora da psicologia da Gestalt.
O autor ainda faz referencias a maneira zen de perceber o processo figura/fundo, e que essa percepção ocorre de maneira unitária enquanto na maneira humana habitual essa percepção ocorre do ponto de vista dualista.
Em Gestalt-terapia essa tomada de consciência do fundo ocorre através da técnica da cadeira vazia, quando o terapeuta solicita a pessoa que ocupe uma das duas cadeiras e conversa com alguém ou algo na cadeira vazia, desenvolvendo um dialogo com duas figuras distintas, sendo ora um ora o outro, projetando ora papeis