Resenha Teoria Matemática da Comunicação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
HIAGO DE PAULA NASCIMENTO
ANÁLISE DA MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS DE RUÍDO E MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA NA TRANSMISSÃO DE MENSAGENS
UBERLÂNDIA – 2014
ANÁLISE DA MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS DE RUÍDO E MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA NA TRANSMISSÃO DE MENSAGENS
WEAVER, W. A teoria matemática da comunicação. In: COHN, G. Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987, p. 25-37.
O texto analisado nesta resenha se chama "A teoria matemática da comunicação" e foi escrito pelo matemático Warren Weaver. Ao longo de suas treze páginas – sem divisão por capítulos, seções ou itens – Weaver demonstra uma teoria matemática para a comunicação baseada em um modelo simples e linear, mas extremamente eficaz na identificação e resolução de questões e problemas relacionados ao processo comunicativo. A teoria trata sobre a eficiência da transmissão das mensagens focando nesse processo. O estudo apresentado na obra têm como propósito aperfeiçoar o sistema e a velocidade de transmissão de mensagens e diminuir as distorções dos processos comunicativos no campo técnico, semântico e de influência.
O autor inicia o escrito demonstrando que o conceito de comunicação utilizado no texto abrange todas as formas que o ser humano dispõem para influenciar a mente de outro, mesmo que, constantemente, o sentido utilizado na investigação seja o da fala – a argumentação pode ser aplicada a qualquer forma de comunicação seja ela corporal, musical, visual, etc.
Para estruturar a teoria o autor divide os problemas da comunicação em três categorias: 1) técnico; 2) semântico; 3) de influência.
Segundo Weaver as questões técnicas são referentes à precisão na transmissão de uma mensagem do emissor para o receptor. As semânticas se referem à compreensão da mensagem por parte do receptor e, se ele, assimilou ou não o significado requisitado pelo