O QUE É SEMIÓTICA
Acadêmicas: Débora Medeiros Schirmer
A&U – Matutino Especial – Turma A.
Disciplina: Semiótica
Profª: Valéria de Oliveira
Resenha de Semiótica do Livro “O que é Semiótica” de Lúcia
Santaella
INTRODUÇÃO:
No trabalho a seguir será feita uma resenha sobre o livro indicado
“O que é Semiótica”, da autora Lúcia Santaella, com o objetivo de entender e compreender a semiótica e suas raízes e diretrizes, principalmente de acordo com as teorias de Pierce, e mostrando também outras ao final da resenha.
O livro inicia-se mostrando o conceito de semiótica, ele vem da raiza grega semion, que quer dizer signo, ou seja a semiótica é a ciência dos signos.
Porém o termo gera uma confusão em nossos pensamentos quando se tenta compreender o conceito. Mas não deve-se olhar para a semiótica como algo fechado ou sendo traduzido por uma única expressão. Devemos compreender que o signo é a linguagem que estuda todas as línguas, mas ainda sim há uma confusão entre língua e linguagem.Então deixa-se bem claro que Língua é a que falamos e já a linguagem é tudo que gira em torno da comunicação, é uma gama intrincada de formas sociais de comunicação e de significação que inlcui a linguagem dos surdos-mudos, o sistema codificado da moda, da culinária, etc.
Outro conceito mostra que semiótica é uma ciência, um território do saber e do conhecimento ainda não sedimentado, indagações e investigações em progresso, e como citado anteriormente, ela não pode ser conceituada apenas de uma forma, pois não tem apenas um conceito. A semiótica busca divisar e desvendar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo.
Há vários fenômenos da comunicação, um dele é a cultura, que somente funciona porque se comunicam e porque se estruturam como linguagem, e lembrando que toda e qualquer prática social são práticas de produção de linguagem, até mesmo a vida é algo que se reproduz que tem um comportamento esperado.
Existem três origens