Escrita de Equações Químicas
Trabalho realizado para:
Físico-química
Índice
Equações Químicas 3
Bibliografia: 5
Equações Químicas
Uma transformação química envolve a transformação de espécies químicas em outras espécies químicas diferentes, sendo esta transformação designada por reacção química. Para descrever uma reacção química utilizam-se equações químicas, onde são indicadas as espécies envolvidas na transformação, bem como as suas respectivas proporções e estados físicos.
Relativamente à escrita de equações químicas, convencionou-se que os reagentes são escritos do lado esquerdo e os produtos obtidos do lado direito. A unir os dois membros existe uma seta. Caso a reacção possa ser considerada irreversível, isto é, os reagentes transformam-se nos produtos, mas o contrário não ocorre, esta seta tem o sentido “→ “, da esquerda para a direita. Caso a reacção possa ser considerada como equilibrada, os reagentes transformam-se nos produtos e o inverso também pode ocorrer, neste caso em que ocorra equilíbrio químico, existirão duas setas, uma em cada sentido “↔“. No caso de haver mais do que um reagente ou de se formar mais do que um produto as diferentes espécies são ligadas com um símbolo “+”, sendo que o símbolo “+” no lado esquerdo (lado dos reagentes) lê-se “reage com”, e se o símbolo estiver presente no lado direito (lado dos produtos) lê-se “e”.
Considere-se, como exemplo, a seguinte reacção, na qual se forma amoníaco a partir de hidrogénio e de azoto:
3H2 + N2 → 2NH3
Verifica-se que estão envolvidos dois reagentes, o hidrogénio (H2) e o azoto (N2) que estão ligados por um “+” e se encontram no lado esquerdo da reacção. Considera-se que a reacção é irreversível, pelo que a seta tem apenas um sentido na direcção dos produtos, no caso o amoníaco (NH3).
Nesta equação química podemos verificar que três moléculas de hidrogénio reagem com uma molécula de azoto, produzindo duas moléculas