resenha teoria da contingencia
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA E MERCADO
PROFESSOR: JOÃO CLAÚDIO T. ARROYO
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
TURMA: MBT0020102NNB EQUIPE: - BRENO MORAES - JONILSON RODRIGUES - MIRIAM BARBOSA - ELIZEU GONCALVES
BELÉM/PA
2014
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA E MERCADO
PROFESSOR: JOÃO CLAÚDIO T. ARROYO
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
1. Teoria da Contingência
O que é Teoria da Contingência?
A palavra Contingência significa algo incerto ou eventual que pode suceder ou nao, dependendo das cincunstancias. Revere-se a uma proposição, cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experiencia e pela evidência e não pela razão. Na teoria da contingência verifica-se que não existe o unico, ou, a melhor maneira de ser organiza. Neste sentido, essa teoria representa um passo alem das teoria dos Sistemas em administração. Para a teoria da Contingência não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo, tudo depende. Podemos pensar que:
Visão Contingencial
Diferentes Ambientes Novas Estratégias Diferentes estruturas organizacional
Ambiente
Como a organização é um sistema aberto, o intercâmbio entre ela e o seu ambiente ocorre externamente e isso influencia varios fatores que ocorrem internamente na organização.
- Ambiente Geral
- Ambiente de Tarefa.
O ambiente geral é constituido por um conjunto de condições comuns a todas as organizações, ou seja: Questões Culturais, Legais, Ecologia, Politicas, Econômicas e Demograficas. Mas cada a organização tem seu ambiente particular(o Ambiente de Tarefa), que são: Os concorrentes, os fornecedores, clientes e entidades reguladoras que interagem com a empresa.
Então, extrairmos as entradas(que são as expectativas e necessidades) e