plano de negocios
Resenha Crítica dos Livros
Título: Introdução à Teoria Administração e Introdução à Teoria da Administração
Autores: Silva, R.O, Chiavenato e Andrade, R.O.B
Teoria das Contingências
A visão de contingência procura entender as relações dentro e dentre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, e procura definir padrões de relações ou configurações de variáveis. Essa visão enfatiza a natureza multivariada das organizações e tenta entender como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstancias específicas.
Nas organizações mecanicistas cada empregado é especialista em uma única tarefa, pois sempre desenvolve a mesma função, ele tem uma visão cega do que faz na organização.
As organizações organicistas valorizam a flexibilidade e a agilidade para que possam dar respostas para o mercado no menor tempo possível. Por essa razão suas organizações possuem poucos níveis de hierárquicos e os cargos são desenhados para valorizar a complementaridade de competências, assim como para facilitar as intenções entre publico externo e interno.
Estudos de Woodward
Foram analisados empresas dos mais diferentes tipos de negócios com um quadro de pessoal de cem a oito mil empregados, essas empresas foram classificadas em três grupos segundo a tecnologia da produção utilizada entre elas:
a) Produção unitária (fabricas de pequeno porte).
b) Produção de massa (fabrica de grandes quantidades).
c) Produção do processo (fabricação continua).
Em relação à estrutura organizacional quanto, mas complexa a tecnologia da produção em unidades à produção em processo, maior será o numero de chefes e de níveis de administração.
Em relação ao alcance de administração o alcance dos chefes de primeira linha aumentava da produção em unidades para a produção em massa diminuir desta para a produção em processo.
Em relação ao sucesso das empresas cada uma tinha uma categoria e característica de nível tecnológico.
Em relação à