TPM E A PSICOLOGIA
A TPM como outras tipos de doenças são de origem psicossomática,ou seja, é uma doença real que apresenta em seu quadro sintomas físicos, que por vezes necessita de medicamentos, porém, tem como origem determinante: a nossa psique, que é nosso órgão afetivo que processa as nossas experiências afetivas.
Durante o ciclo menstrual ocorre uma série de alterações físicas importantes nos níveis dos hormônios sexuais liberados pelo organismo da mulher que podem deixá-la mais sensível neste período. As mulheres acumulam e oprimem sentimentos negativos no decorrer do mês, porém, quando estão na TPM há um descontrole emocional em que estes sentimentos tendem a implodir como um vulcão em função da alteração de humor desencadeada nesta fase.
Para algumas mulheres os efeitos físicos e psicológicos são experimentados de forma mais natural e sem muitos impactos, porém, outras apresentam sintomas importantes no ciclo menstrual principalmente antes da menstruação que é denominado como SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL ou TENSÃO PRÉ MENSTRUAL e é neste momento em que são predominantes os sintomas psicológicos.
Alterações Físicas e Psicológicas
Em alguns casos, existem mulheres que apresentam alterações graves de humor. Existem pesquisas que registram até mesmo casos de suicídio e crimes que acentuam-se na fase pré-menstrual.
Os sintomas deste período podem ser incapacitantes de forma tão intensa que pode influenciar negativamente em todas as áreas da vida: o trabalho, o estudo e as demais atividades rotineiras. Os sintomas psicológicos mais frequentes são: diminuição da libido, depressão, insônia, dificuldade de concentração, forte sentimento de desesperança e tristeza profunda, sentimentos de rejeição e pensamentos auto-depreciativos; irritabilidade e facilidade para chorar.
Na fase pré-menstrual algumas mulheres podem estar extremamente mais sensível e tudo o que vivem neste período é sentido muito mais intensamente, portanto, sua reação também será