TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Hoje na educação contemporânea as tecnologias da informação estão sendo cada vez mais inserida dentro do contexto educação, isso possibilita uma grande evolução diante da pedagogia de ensino e aprendizagem.
As informações chegam cada vez mais rápido até nós, as novas gerações tem acesso e aprendem muito mais cedo e rápido a lidar com as novas tecnologias no seu cotidiano, diante disso há necessidade de que os professores estejam prontos para integrar as tecnologias de informação dentro do contexto escolar.
As multimídias e as hipermídias tem um destaque muito importante dentro da educação e não é de hoje, tanto o jornal, rádio, televisão, navegação na internet, vídeos de reportagens; ou seja; mecanismos de imagem, áudio, vídeo e animações gráficas são alguns exemplos de métodos de ensino usados por gerações. Mas deve-se ressaltar que ainda existe certo receio no uso, tanto por parte das escolas quanto pelos professores, o uso deve acompanhar as novas tecnologias visando adaptá-las para facilitar o entendimento do aluno, e assim consequentemente tornando uma comunicação efetiva do aprendizado na sala de aula.
Na educação à distância, para a interação entre os alunos, tutores e professor formador existe o ambiente virtual de aprendizagem, que é uma opção de mídia que favorece a interação no processo educativo, e através de ferramentas que podem ser síncronas e assíncronas, com recursos como fórum, chats, tarefa, wikis, glossários, quiz, referendos, enquetes e questionários, de acordo com o propósito de ensino, através dessas ferramentas e para o suporte e interação entre os alunos, e assim atingindo o objetivo maior que é a aprendizagem.
Diante do que diz respeito ao uso apropriado dos recursos tecnológicos nas práticas docentes, há a necessidade por parte dos professores que se habituem nesse novo contexto de ensino e aprendizagem, tanto para os “docentes antigos”, quanto para as novas licenciaturas. É essencial que exista uma