Resenha teoria da comunicaçao
Teorias da Comunicação
Antonio Hohlfeldt, Luiz C. Martinho e Vera Veiga França(Organizadores)
Elizeu Querino da Silva
O Capitulo 1 do livro Teorias da comunicação tem como objetivo apresentar os conceitos a origem etimológica e os significados apresentados pelo dicionário da palavra comunicação que proporciona uma visão ampla do assunto.
Logo na inicio Luis C. Martino escreve sobre os Conceitos e a Etimologia da palavra COMUNICAÇÃO, da sua origem do latim COMUNICATIO que podemos ter a idéia de atividade em conjunto sendo assim o primeiro significado religioso, depois partindo para os ANACORETAS e os CENOBITAS que no universo do cristianismo antigo era marcado pelo isolamento e consideravam como condição para conhecer Deus, eles tinha idéias diferentes de isolamentos, o primeiro tinha-se o isolamento completo e o outro isolamento exterior em comunidades(conventos ou mosteiros)
“Desse modo, pode-se dizer que o termo comunicação não se aplica nem as propriedades ou ao modo de ser das coisas, nem exprime um ação que reúne os membros de uma comunidade. Ele não designa nem o ser, nem a ação sobre a matéria, tampouco a práxis social, mas u.m tipo de relação intencional exercida sobre outrem” pag. 14.
O dicionário trás sete significados, onde os quatro primeiros trata-se de PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO e os três últimos de COMUNICAÇÃO EM POTENCIAL.
Falando sobre o quinto significado do dicionário “mensagem, informação” o autor da um exemplo bem claro do porque a mensagem ou informação se caracteriza em comunicação em potencial ,ao exemplificar um livro sendo analisado por um analfabeto ou por um animal , o livro será apenas uma coisa, pois não conseguira entender o código a linguagem usada , a informação é uma comunicação que pode ser ativada a qualquer momento, desde que a outra consciência venha interpretar a mensagem.
O sexto significado do dicionário o autor faz um comentário à parte ele fala do sentido original do