Resenha sobre Teoria de Comunicação
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
NOME: LEANDRO VENANCIO MONKS
EMAIL: leandromonks@terra.com.br
Introdução
Neste trabalho, iremos conhecer como ocorreram os primeiros indícios de comunicação e arte. O autor tenta explicar como se criaram os veículos de comunicação em massa e o que isso afetou na nossa sociedade.
O Começo
Neste tópico, o autor descreve a evolução da espécie e sobre as varias formas que vem evoluindo por eras. Cerca de 10 milhões de anos atrás um ser chamado “Ramapithecus” vivia na região da pangeia entre a África e a Europa. Depois, por volta de 5 milhões de anos atrás o “Australopithecus Africanus” aparece como o primeiro ser a caminhar ereto. Por ser mais inteligente que seu antepassado, se abrigava em cavernas e começa um convívio em comunidades – viviam em pequenos grupos familiares como descreve o autor. Este ocupou partes da Europa, África e Oriente Médio por volta de um milhão de anos mas, não se sabe qual era a forma desses grupos se comunicarem. Cerca de dois milhões de anos atrás, nosso ancestral primitivo chamado “Homo Habilis” foi o primeiro ser a contar com suporte de ferramentas e, na sequencia, cerca de um milhão de anos depois, conseguiram dominar o fogo.
Passam milhares de anos, então aparecem, primeiro o “Homo Erectus”, que tinha por característica principal uma ferramenta de duplo corte feita de uma espécie de metal/aço chamada enxó; depois o “Homo Sapiens Neanderthalensis” mais conhecido como “Homem de Neanderthal” que eram excelentes caçadores, davam maiores cuidados ao seus idosos e as crianças do grupo, além de terem iniciado o processo cerimonial de enterro de pessoas mortas; logo após veio o “Homo Sapiens, Sapiens” por cerca de 80 mil anos atrás, o Cro-Magnon como era chamado, já tinha uma vida social mais complexa, usavam roupas, conservavam alimentos e temos os primeiros