Resenha sobre o texto: currículo, conhecimento e cultura
Por:
Priscilla Nunes Costa
(aluna do curso de letras português-literaturas)
DRE: 109099829
Trabalho da disciplina Didática, apresentado à Profª. Maria das Graças Nascimento como critério de abono de faltas.
UFRJ – Faculdade de Educação.
2012/1
Resenha do livro: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA.
O objetivo geral do texto é fazer com que haja uma reflexão a respeito do currículo escolar, promovendo uma educação de qualidade e democrática para todos. E para que entendamos melhor o que é o currículo por ele mesmo. Primeiramente será analisado o seu conceito.
O currículo é entendido como uma mistura de experiências escolares do ponto de vista social para que seja marcada a identidade do estudante. Devem ser levados em consideração os conteúdos ensinados e aprendidos, as experiências de vida do aluno, professor/escola/sistema educacional, a meta a ser alcançada e os sistemas de avaliação. A palavra é empregada para fazer referência às atividades propostas pelas instituições de ensino.
Dentro do dia-a-dia, da rotina escolar há uma proposta subliminar que parte do contexto social e educacional, sendo chamada de currículo oculto. É o envolvimento dos valores, rituais, hierarquia, regras, espaço e tempo organizados no cotidiano.
Para que o currículo da escola seja formado, é importante que recorram aos documentos oficias, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais, as Propostas Curriculares Estaduais e Municipais. Lá são encontradas as informações fundamentais para construção do currículo. Recorrer aos estudiosos, pesquisadores do campo, também é de grande valia, uma vez que há uma intensificação dos estudos, crescendo assim os níveis de conhecimento. Os professores também devem ser procurados durante o processo curricular, pois o papel do professor é importante por ser a “peça” que se materializa na sala