Metodologia do ensino da educação Física
________________________________________________________________________
METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Aline Fabiane Barbieri
Metodologia de Ensino; Cultura Corporal; Ciclos de Escolarização. SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N.
Z.; VARJAL, E; et al. São Paulo, Cortez, 1992.
O livro Metodologia do Ensino da Educação Física foi escrito por um grupo de autores de diferentes perspectivas teóricas com o objetivo de propor uma nova forma de trabalho com a Educação Física, bem como um novo modo de sistematização de conteúdos.
Apesar dessa heterogeneidade de perspectivas em que o livro foi desenvolvido, ele é, atualmente, a obra mais indicada para professores e estudantes das licenciaturas que pretendem direcionar seus trabalhos escolares em aproximação com a linha materialista histórica.
O primeiro capítulo tem como título A Educação Física no currículo escolar: desenvolvimento da aptidão física ou reflexão sobre a cultura corporal e é constituído por cinco subitens.
1º- A respeito do projeto político-pedagógico: os autores destacam que o texto trata de uma pedagogia emergente denominada de crítico-superadora e que essa tem três características específicas: é diagnóstica porque constata e lê os dados da realidade; é também judicativa, uma vez que julga essa constatação a partir de uma ética proveniente de interesses de determinada classe social e, por fim, é teleológica por que tem um objetivo específico. Assim, tendo em vista as determinações de classes o projeto políticopedagógico representa uma intenção, a qual o professor deve ter bem definida.
2º - Concepção de currículo ampliado: Nesse momento os autores destacam, principalmente, que o objeto do currículo é a reflexão do aluno, desenvolvendo sua capacidade intelectual. A função da escola seria apropriar-se do conhecimento científico dando-lhe um tratamento metodológico e confrontá-lo com a realidade social dos alunos. De acordo com a direção política adotada pela escola,